Ensaios em Português

(Traduções)
Noel Tyl

Astrologia para crianças

Signos para crianças

O nosso pensamento

Textos não astrológicos

Nosso livro

A quadratura de Saturno em trânsito

satr
A quadratura de Saturno em trânsito a Saturno natal
António Rosa

Quando Saturno em trânsito contacta Saturno natal em quadratura, isso ocorre nas nossas vidas, sensivelmente nestas idades: 7, 21, 35, 49, 63, etc. Obviamente, este trânsito não é igual para todas as idades. O que vou escrever destina-se especialmente aos jovens que andam nos trintas. Tenta fazer as contas a partir do teu Saturno natal. Pode-se considerar que o trânsito começa a ser mais efectivo quando Saturno em trânsito está a aproximar-se, mas ainda 5º afastado.
A imagem mais nítida que consigo encontrar para este trânsito é esta: imagina que estás em casa, em silêncio mas ainda acordada e começas a ouvir ao longe o ruído do camião do lixo a aproximar-se. Vai parando nos contentores ainda afastados. Esse ruído vai-se fazendo cada vez mais forte, conforme se aproxima da tua casa, até que o ouves com toda a nitidez, com todos aqueles sons fortes, secos e característicos do guindaste a movimentar-se, a agarrar os contentores do lixo, a levantá-los e a despejá-los no seu bojo. Pelo meio, ouves as vozes dos homens que fazem esse trabalho. O camião sacode bem os contentores fazendo um barulho quase ensurdecedor e deposita-os novamente no chão, vazios, no lugar onde estavam. E afasta-se, levando o lixo que lá deixas-te.

Saturno, com o seu trânsito, pretende fazer o mesmo. Vai levar o teu (e meu, e nosso) lixo psíquico, que vamos acumulando no nosso dia-a-dia e que nem nos apercebemos que o juntamos. Se ele está a fazer-te uma quadratura, imagina um ângulo de 90º, pelo que o melhor é dares atenção por onde ele anda no teu horóscopo. Neste momento, Saturno transita em Virgem, pelo que só pode estar a fazer quadraturas a Gémeos e Sagitário. Além disso está a fazer oposição ao signo em frente a Virgem - Peixes, além de possíveis conjunções a planetas que estejam em Virgem.

Saturno está a trabalhar as casa e planetas que se encontram dentro destas medições. Imaginemos que Saturno em trânsito esteja na tua casa 6. Logo, ele está a fazer, ou irá fazer (ou já fez) quadraturas a planetas que possas ter nas tuas casas 3 e 9. Além disso, é de ter em conta os planetas existentes na casa onde ele transita (o exemplo dado à a 6) e na casa oposta.

Como funciona, em quadratura, no mundo terreno, este sr Cronos?
As preocupações, ansiedades e atitudes negativas ou pessimistas são uma das características principais deste trânsito. Se sabes que é assim, que mais te convém fazer? Trabalhar, trabalhar, trabalhar internamente e intensamente isto em ti própria. Perceberes que se é assim, portanto, deves ir em busca de pensamentos positivos, usares a meditação como um meio de tranquilizares a tua mente, enfrentares as preocupações e dizeres a ti mesma que irás encontrar a harmonia para a tua vida. Não te estou a dizer que é fácil. Nem te estou a dizer para baixares os braços. Mas tens que ajudar Saturno a que leve esse lixo psíquico.

Pode ser uma época crítica em que apareçam obstáculos e consequentes frustrações. É natural que as questões profissionais ou nos negócios possam sofrer alguns percalços e/ou atrasos na sua realização. Como estudas astrologia, sabes bem em que áreas de vida essas questões estão a ter mais força. Não fiques imersa nessas questões, pois sabes que a tua mente atrai poderosamente experiências iguais. Se estás sempre a pensar que «isto» não está a correr bem, podes ter a certeza que vai correr mesmo mal, para experienciares essa situação. Logo, o que te recomendo é que faças o oposto: acreditares e dizeres ao teu próprio corpo que és uma mulher maravilhosa, fantástica, bela, profissional e muito resolvida. Nem me apareças a dizeres que não és nada disso.

Poderia continuar com estes exemplos ad infinitum, mas creio que já entendeste a mensagem. Falta-me apenas dar-te uma pista: ele vem testar aquilo que iniciaste há 7 anos. Levará com ele tudo o que estiver a mais. É o trânsito por excelência para experimentarmos viver o «aqui e agora».

Fevereiro 2009
Actualizado em Terça, 17 Fevereiro 2009 09:05  

Receba os artigos

Insira o seu e-mail para receber semanalmente os novos artigos.

Aprendizagem / Convívio

Fórum

Áudio, vídeos e fotos

Vídeos
Galeria

Este site / Feeds

Mapa do site
FeedsRSS

Parcerias