CASA 8 - Uma casa cármica

 
 
 
 
 
 
É uma casa cármica onde vimos enfrentar estes nossos demónios:
 
Medo dos medos.

Medo a enfrentar o eu profundo.

Resitência à percepção extrasensorial.


Engloba o dinheiro não ganho (por exemplo, doações, empréstimos ou heranças), ou mostra as posses recebidas de outros (por exemplo, através do matrimónio). Simboliza a morte no sentido da transmutação; as mudanças súbitas e as transformações às quais o indivíduo pode aceder. Esta Casa está ligada directamente com o sexo.

As transformações, as mutações, a morte, a tristeza, os sentidos, a paixão, a sexualidade, a regeneração, o ocultismo, o além, o paraíso, o inferno, o trabalho, a terceira idade, a decrepitude, o desprendimento, os testamentos, as heranças, a vida após a morte, as provas, o carma.

O nativo que tiver esta Casa com uma influência muito forte dos astros deverá avançar no sentido que os astros indicam para cumprir o seu carma. Porém, não deve ceder ao pânico e crer que esta Casa só dá infelicidades e vicissitudes de todos os tipos.

Ela pode ser, ao contrário do que se pensa, mais positiva que negativa através da realização do karma individual.

O signo que está na Casa 8 — define as mudanças experimentadas como resultado de envolvimento com outras pessoas. Aqui eu encontro a minha forma de lidar com as mudanças na vida.

1
 
Os assuntos tratados na casa 8 são: morte, transformação, sexo, dinheiro dos outros, assuntos de mulheres. Portanto são assuntos que devem ser tratados à porta fechada, longe do público. Por isso estes assuntos são tão secretos, tão íntimos, tão pessoais.

2

A casa 8 é uma zona de crise na nossa carta, pelo que devemos desenvolver as nossas condições psicológicas, para enfrentarmos devidamente todas as situações que a vida nos vai colocar. Os nativos devem desenvolver o seu senso de justiça na utilização de recursos materiais, porque são responsáveis pelas suas propriedades, bem como pelas dos outros.

3

Nada nesta casa é tratado com ligeireza, devemos cavar fundo dentro de nós para estarmos preparados para enfrentar as situações. Podem ocorrer litígios ou outros problemas com dinheiro, heranças ou bens de outras pessoas, e talvez lhes neguem direitos legais sobre heranças; em caso de divórcio, podem sofrer perdas por meio de pensões alimentícias.

4

Pode dar-se o caso de serem sobrecarregados por pesados impostos e devem pagá-los em dia para prevenir dificuldades legais.

Um mau posicionamento planetário nesta casa sob pode significar que a morte pode ser provocada por doença prolongada.

5

Esta casa trata de assuntos que podem meter muito medo, como a percepção extrasensorial. Pode ser aterrador enfrentar esta situação que nos escapa do domínio físico. Os fenómenos psíquicos e os estados alterados de consciência podem assustar a Saturno cauto e necessitado de segurança. É uma casa eminentemente psíquica e, tal como questões ligadas ao eu profundo, ao inconsciente podem sobressaltar qualquer pessoa. Um Saturno nesta casa tem dificuldade em enfrentar estas situações. Por isso essa ser uma das maiores aprendizagens de Saturno nesta casa.

6

O nativo pode casar-se com uma pessoa pobre, o que pode tornar o casamento um fardo em termos financeiros. Há também a possibilidade de haver restrições nas inibições profissionais devido à falta de capital.

7

Se o indivíduo não tiver valores espirituais, esta casa pode provocar o medo da morte. São comuns os sonhos angustiantes e experiências psíquicas de efeito psicológico perturbador. O grandioso deste posicionamento é que, bem conduzido, quando Saturno está nesta Casa demonstra que a pessoa é uma alma velha afectuosa que já passou por todas as situações inimagináveis

8

Podemos descobrir que temos múltiplos recursos e que somos capazes de enfrentar o medo e solucionar qualquer assunto. Aprendemos a deixar de lutar e a tentar viver em harmonia. Aqui necessitamos de quietude para rejuvenescermos.

9

Uma forte presença planetária na Oitava Casa indica envolvimento com finanças de parceiros, dinheiro corporativo, seguros, impostos e heranças, o que sempre traz responsabilidades. Os nativos devem desenvolver o seu senso de justiça na utilização de recursos materiais, porque são responsáveis pelas suas propriedades, bem como pelas dos outros.

Planetas na Casa 8

Sol na Casa 8

A posição do Sol na Oitava Casa pode significar um interesse pelos mistérios mais profundos da vida, como a morte e a sobrevivência da consciência após a morte. Isso pode não estar sempre visível nos primeiros anos de vida. Porém, torna‑se mais significativo com o passar dos anos. Há um interesse no auto‑aperfeiçoamento por intermédio da utilização da vontade. Os nativos precisam de experimentar um nível profundo de realidade espiritual, que transcenda as circunstâncias materiais externas, estabelecendo‑as na percepção do princípio do Deus Eterno, que é a essência de toda a existência manifesta. Assim que esta consciência for percebida, os nativos tornam‑se corajosos, sabendo que, desde que se mantenham fiéis aos princípios de justiça, nada poderá prejudicar a essência do eu. As lições que acompanham o Sol na Oitava Casa provavelmente serão rígidas, porque as realizações que devem ser obtidas são de carácter fundamental. Muita coisa é exigida, porém, muito pode ser alcançado com esta posição. A vida pode ser um campo de batalha. Naturalmente, isso se manifestará melhor nos tipos muito evoluídos. Nos assuntos mundanos, haverá preocupações com impostos, seguro, os bens dos mortos e finanças de parceiros nos negócios. Se o Sol, na Oitava Casa, estiver bem aspectado, pode indicar legados ou heranças. Contudo, se o Sol estiver sob tensão, pode haver problemas ou litígio nesses assuntos. No caso de divórcio, pode indicar o pagamento de pensão alimentícia, desfavorável aos nativos. No horóscopo de uma mulher, pode significar que o marido irá esbanjar os recursos da família. Também pode haver uma tendência a utilizar meios pouco escrupulosos ou a ter uma atitude do tipo “dominar ou destruir” com relação à vida. O Sol na Oitava Casa algumas vezes traz o reconhecimento após a morte, embora durante a vida a capacidade do nativo não seja aceite.

Lua na Casa 8

Esta posição da Lua com frequência oferece reacções emocionais intensas e uma forte sensibilidade psíquica às forças ocultas. Pode haver interesse pelo espiritismo, devido ao desejo de entrar em contacto com membros da família que já faleceram.

Os nativos geralmente preocupam-se com herança, seguros e impostos sobre propriedades. Os assuntos financeiros serão afectados, bem ou mal, por meio do casamento e de sociedades.

Nesta posição, a Lua está em sua queda acidental; portanto, os desejos emocionais podem levar à sensualidade, se a Lua estiver sob tensão, porque a Oitava Casa é regida por Plutão e está relacionada ao signo de Escorpião, que rege os órgãos sexuais. Plutão está exaltado em Leão, o signo do prazer e dos envolvimentos românticos da Quinta Casa. A Oitava Casa também está relacionada a Marte, o planeta do desejo.

Mercúrio na Casa 8

Mercúrio na Oitava Casa indica interesse pelas fases mais profundas da ciência e do oculto. Se Mercúrio nesta casa formar aspectos com Urano, Neptuno ou Plutão, pode haver interesse pela espiritualidade e pela comunicação com os mortos. 0 interesse também pode concentrar-se em finanças corporativas, impostos, seguros e bens de pessoas falecidas, uma vez que a Oitava Casa é a casa da morte. 0 trabalho do nativo pode se relacionar a uma dessas áreas.

As pessoas com esta posição tendem a ser reservadas, especialmente a respeito de informações que consideram pessoais ou importantes; tendem a fazer planos em segredo e são engenhosas na formulação de estratégias. Adoram mistérios e intrigas; gostam de ler e escrever histórias de detectives e de mistério. Possuem o desejo e a habilidade para deslindar segredos e descobrir as motivações ocultas por trás do comportamento humano, pois desejam chegar à essência das coisas.

A morte de irmãos, irmãs ou vizinhos é incomummente significativa para elas; talvez façam viagens relacionadas à morte. Com frequência são herdeiras de informações secretas ou importantes documentos. Mercúrio na Oitava Casa indica que a morte pode ser provocada por distúrbios do sistema nervoso ou doenças respiratórias.

Os nativos não esquecem facilmente os actos e desrespeitos dos outros. Se Mercúrio estiver sob tensão na Oitava Casa, podem guardar rancor, falar em vingança e se envolver em planos secretos de vingança.

Vénus na Casa 8

Vénus na Oitava Casa indica lucros financeiros por intermédio do casamento, outras sociedades e relações sociais. Com frequência, esta posição indica uma herança, a não ser que Vénus ou a Oitava Casa estejam sob tensão. Se Vénus estiver sob muita tensão aqui, há tendência a uma natureza muito sensual ou ênfase excessiva ao sexo. 0 casamento também pode ser motivado pela possibilidade de ganhos financeiros.

A posição da Oitava Casa proporciona emoções excessivamente intensas e, algumas vezes, ciúmes e possessividade, porque aqui Vénus está na casa de Escorpião, o signo de seu detrimento.

Marte na Casa 8

Marte na Oitava Casa está poderosamente colocado, porque esta casa é regida por Marte e corresponde ao signo de Escorpião.

Com esta posição, existem desejos fortes e intensidade emocional; a energia e a persistência são utilizadas para realizar coisas. A agressividade em relação ao dinheiro de outras pessoas em finanças conjuntas ou corporativas é característica. Esta posição cria um poderoso impulso sexual. Se Marte estiver sob tensão na Oitava Casa, no horóscopo de uma pessoa com inclinações ocultas, pode haver interesse por magia sexual.

Os indivíduos muito evoluídos — especialmente se Marte formar aspectos favoráveis com Urano, Neptuno ou Plutão — podem interessar-se por forças ocultas, poder psíquico e vida após a morte.

Em muitos casos, há uma experiência com morte violenta numa guerra ou noutro conflito. Marte na Oitava Casa pode indicar a probabilidade de morte súbita; se Marte estiver sob tensão, é possível a ocorrência de uma morte violenta. Se Marte estiver sob muita tensão em indivíduos menos evoluídos, podem existir tendências criminosas.

Há a probabilidade de conflitos a respeito de heranças, impostos e finanças conjuntas se Marte estiver sob tensão nesta casa. Essas pessoas com frequência agem em segredo por uma variedade de motivos, tanto bons quanto maus.

Júpiter na Casa 8

Júpiter na Oitava Casa indica benefícios por intermédio de heranças, seguros e finanças conjuntas. Contudo, se Júpiter estiver sob tensão, pode haver litígios com relação a pesados impostos sobre heranças.

Com frequência, os nativos sentem‑se atraídos por negócios como casas funerárias, seguros, contabilidade de impostos e levantamento corporativo de fundos.

Nos assuntos religiosos, há um forte interesse pela vida após a morte, e se Júpiter formar aspectos com Urano, Neptuno ou Plutão, é provável que essas pessoas se interessem pela espiritualidade. Alguns podem até mesmo se comunicar telepaticamente com habitantes de outras esferas.

Saturno na Casa 8

Saturno na Oitava Casa indica envolvimento com finanças de parcei­ros, dinheiro corporativo, seguros, impostos e heranças, o que sempre traz responsabilidades. Os nativos devem desenvolver o seu senso de justiça na utilização de recursos materiais, porque são responsáveis pelas suas propriedades, bem como pelas dos outros.

Se Saturno estiver sob tensão na Oitava Casa, podem ocorrer litígios ou outros problemas com dinheiro, heranças ou bens de outras pessoas, e talvez lhes neguem direitos legais sobre heranças; em caso de divórcio, podem sofrer perdas por meio de pensões alimentícias. Provavelmente serão sobrecarregados por pesados impostos e devem pagá‑los em dia para prevenir dificuldades legais. Um Saturno sob tensão também significa que a morte pode ser provocada por doença prolongada.

0 nativo pode casar-se com uma pessoa pobre, o que pode tornar o casamento um fardo em termos financeiros. Há também a possibilidade de haver restrições nas inibições profissionais devido à falta de capital. Entretanto, se Saturno estiver bem aspectado, o dinheiro pode ser ganho por intermédio da habilidosa administração do dinheiro de outras pessoas e de recursos colocados sob a sua jurisdição.

Se o indivíduo não tiver valores espirituais, Saturno na Oitava Casa pode provocar o medo da morte. São comuns os sonhos angustiantes e experiências psíquicas de efeito psicológico perturbador.

Se Saturno estiver bem aspectado com Urano, Neptuno ou Plutão, pode haver um profundo insight espiritual sobre os mistérios da vida.

Urano na Casa 8

Urano na Oitava Casa indica preocupação com os mistérios da vida que ultrapassam a simples aparência física visível. Como Urano está acidentalmente exaltado na Oitava Casa, há interesse por ocultismo, telepatia, vida após a morte e áreas científicas, como a física atómica e multidimensional. Se Urano estiver bem aspectado, pode haver um profundo insigt sobre a actuação interior da natureza e do universo.

Os nativos com frequência passam por súbitas mudanças da sorte devido a heranças, casamento, sociedades, seguros, impostos e finanças corporativas. Essas mudanças serão favoráveis ou desfavoráveis, dependendo de como Urano estiver aspectado. A morte provavelmente acontecerá inesperadamente e, se Urano estiver sob tensão, por acidente. Algumas vezes existe premonições das condições e da época da morte.

Essas pessoas precisam de ter maior desligamento emocional do sexo e das riquezas materiais. Esta posição destina-se a criar a percepção de que os valores espirituais são as únicas coisas de importância duradoura. A vida precisa de ser considerada como um processo dinâmico: a única coisa certa no reino material é a mudança.

Neptuno na Casa 8

Neptuno na Oitava Casa indica tendências parapsíquicas, espirituais e podendo manifestar-se no espiritismo ou no desejo de se comunicar com os mortos. Circunstâncias incomuns, secretas ou ilusórias podem cercar o dinheiro de parceiros, seguros, impostos e heranças.

Se Neptuno estiver bem aspectado nessa casa, indica interesse em assuntos ocultos e capacidade de obter informações de esferas mais elevadas por intermédio da clarividência. Se Neptuno estiver sob tensão, o indivíduo pode se sentir tentado a manipular forças ocultas visando lucros pessoais. Nos casos extremos, essa faculdade pode se manifestar na prática de magia negra.

Um Neptuno sob tensão aqui indica perdas e dificuldades bizarras com as finanças de parceiros ou dinheiro corporativo, motivadas por fraudes dos nativos ou de outras pessoas; podem também ocorrer tentativas de sonegação de impostos ou falsificação de seguros.

Plutão na Casa 8

Plutão na Oitava Casa é uma poderosa influência oculta que lida com a compreensão da continuidade da vida e da consciência após a destruição do corpo físico. A necessidade de conhecer o imortal pode manifestar-se como um interesse pela reencarnação, pelo carma, por astrologia, ioga, meditação e outros assuntos ocultos. A percepção dos planos subtis de energia proporciona profundos insights na física, um assunto que lida com a energia e os componentes essenciais da matéria.

Se Plutão estiver bem aspectado, o indivíduo é capaz de superar o mal pela confiança em poderes espirituais mais elevados. Também possui a capacidade de regenerar os recursos rejeitados por outros.

Esta posição proporciona aos nativos uma poderosa vontade, algumas vezes combinada à faculdade da clarividência. Com frequência, está presente uma atitude tipo fazer‑ou‑morrer; a vida para essas pessoas é um assunto sério, e elas geralmente se preocupam somente com assuntos realmente importantes, tendo pouca paciência com trivialidades. Portanto, tendem a envolver-se em drásticas situações de vida ou morte, o que algumas vezes faz com que mudem a sua maneira de viver ou na sua visão moral. Se Plutão estiver bem aspectado, possuem grande força e engenhosidade nas crises. Muitas das suas actividades são realizadas em segredo e só aparecem nos estágios finais de desenvolvimento.

Se Plutão estiver sob tensão, podem surgir sérios problemas com dinheiro de parceiros, seguros, impostos e heranças. Pode também haver tentação a utilizar forças ocultas egoisticamente para adquirir as habilidades de outros.

Quíron na Casa 8

O mundo dos recursos materiais, emocionais, sexuais e afectivos envolvidos nos relacionamentos conjugais ou os recursos financeiros e materiais desenvolvidos e afectados na actividade profissional e nas parcerias de negócios assumem uma grande importância com esta posição de Quíron.

A pessoa poderá sentir uma grande dificuldade em conseguir obter ou partilhar bens, valores e apoios materiais ou não com os parceiros. Não raras vezes, pode sentir-se muito pouco realizado nas associações e nos relacionamentos que forma, desenvolvendo-se um sentimento de insatisfação profundo.

Outras vezes, a dificuldade surge na incapacidade de conseguir estabelecer relacionamentos ou parcerias que sejam concretizadoras e cooperativas ou onde exista um grande envolvimento e intimidade.

A identidade e a vida sexual podem ser um ponto susceptível com Quíron na Casa Oito. A rejeição, um sentimento de insuficiência ou de inadequação ou uma marca crónica psicológica ou física, por exemplo, podem determinar uma grande dificuldade em se relacionar sexual e afectivamente.

Por vezes podem verificar-se conflitos, que parecem intransponíveis, entre os impulsos espirituais e a vivência mais desinibida da sexualidade.

Muitas vezes parece haver uma incompatibilidade entre os desejos da pessoa e os desejos do cônjuge, gerando uma sensação de infelicidade conjugal que corrói todas as boas intenções.

Por vezes, esta posição pode levar a que se encare o suicídio como uma forma alternativa para acabar a vida de forma pacífica ou planeada.

Outras vezes, procura-se encontrar uma solução existencial para o sofrimento, mantendo-o presente e procurando uma saída transcendente.

No entanto, qualquer que seja a solução dada, há sempre uma experiência profundamente sentida sobre a morte e sobre a realidade para além da vida terrena.

Pode ser sinal duma grande sensibilidade ao Além e às suas manifestações.

Quando encarada de forma positiva Quíron na casa Oito pode permitir uma grande compreensão sobre os mistérios da vida e da morte, o mundo da psicologia e da mente bem como sobre o mundo relacional e as suas interacções profundas, que poderá ser bem aproveitado na área do aconselhamento e da ajuda.

Está ao seu alcance uma noção mais profunda do sofrimento que a humanidade carrega ao longo dos tempos nestas áreas bem como das possibilidades do mesmo ser atenuado e revertido em sabedoria e crescimento.
Actualizado em Terça, 29 Maio 2007 04:05  

Receba os artigos

Insira o seu e-mail para receber semanalmente os novos artigos.

Aprendizagem / Convívio

Fórum

Áudio, vídeos e fotos

Vídeos
Galeria

Este site / Feeds

Mapa do site
FeedsRSS

Parcerias